domingo, outubro 01, 2017

Daniel Bacelar (1943 - 2017)

Consagrado como o "Ricky Nelson português", Daniel Bacelar faleceu no dia 30 de Setembro, vitimado por doença oncológica — contava 74 anos.
Entrou no mundo da música aos 17 anos, vencendo a primeira edição do concurso "Caloiros da Canção", promovido pela Rádio Renascença. O prémio foi a gravação do disco "Caloiros da Canção 1" (de facto, não houve mais edições), incluindo um dos seus temas mais célebres, Fui Louco por Ti — lançado em Setembro de 1960, é tradicionalmente considerado como a primeira gravação portuguesa de rock.
Gravou vários EPs, nomeadamente com os Conchas e os Gentlemen, durante alguns anos mantendo-se muito activo, com especial sucesso nas matinées do Teatro Monumental, em Lisboa. As dificuldades de sobreviver unicamente através da música, levaram-no a encerrar a carreira em 1967, empregando-se na TAP, empresa em que trabalhou até se reformar. Algumas das suas derradeiras performances públicas ocorreram em concertos de 2009, quando Rita Redshoes o convidou para cantar consigo Lonesome Town, tema celebrizado por Ricky Nelson.

>>> Duas gravações de Daniel Bacelar: Nunca me Deixes e Olhando para o Céu, com os Gentlemen + registo televisivo de Hello Mary Lou (um dos grandes sucessos de Ricky Nelson), com os Sheiks.






>>> Obituário no Diário de Notícias.