Vale a pena ler o artigo de Nate Chinen, na NPR, sobre Herbie Hancock. O pretexto é a sua nova digressão nos EUA, com alguns prolongamentos europeus, tudo isto na iminência de um novo álbum, ainda sem data anunciada. Particularmente sugestiva é a ligação das actuais experiências electrónicas de Hancock, numa paisagem de infinitas cumplicidades entre jazz, funk e pop, à referência emblemática do álbum Sunlight, lançado em 1978. Nas palavras do músico, trata-se de manter a mais primitiva atitude criativa: "O próprio conceito que conduz o trabalho da banda significa que todos os dias é diferente."
Para nos dar uma ideia do estado das coisas, a NPR disponibiliza o concerto de Hancock, a 11 de Agosto de 2016, no Celebrate Brooklyn! Festival, um prodigioso exercício de pouco mais de meia hora, na companhia de Terrace Martin (saxofone e teclados), Lionel Loueke (guitarra e voz), James Genus (baixo) e Trevor Lawrence Jr. (bateria) — sem esquecer que Cantaloupe Island "obriga" Hancock a regressar ao piano.
Para ver e ouvir — com o complemento da nota crítica sobre o concerto, também de Nate Chinen, publicada no New York Times.
Para ver e ouvir — com o complemento da nota crítica sobre o concerto, também de Nate Chinen, publicada no New York Times.