quarta-feira, agosto 09, 2017

Glen Campbell (1936 - 2017)

Com uma carreira de mais de meio século, é uma das figuras míticas do universo country: Glen Campbell faleceu, em Nashville, no dia 8 de Agosto, cerca de seis anos depois de lhe ter sido diagnosticada a doença de Alzheimer — contava 81 anos.
Com 64 álbuns de originais e mais de uma centena de compilações, ultrapassando os 45 milhões de discos vendidos, Campbell tem o seu nome associado a sucessos como Gentle on My Mind, By the Time I Get to Phoenix ou Rhinestone Cowboy. A sua condição de cantor country é inseparável de uma permanente abertura a contaminações pop que foram alargando a sua base de fãs. Sobretudo ao longo das décadas de 60/70 foi uma presença constante nos tops de vendas, multiplicando concertos e performances televisivas. Por essa altura, tentou também o cinema, tendo tido o seu papel mais significativo em True Grit/A Velha Raposa (1969), western de Henry Hathaway em que contracenava com John Wayne.
Em 2014, foi lançado o documentário Glen Campbell: I'll Be Me, de James Keach, sobre a sua derradeira digressão, através dos EUA, Europa e Austrália — Campbell compôs uma tema para a respectiva banda sonora, com ele obtendo uma nomeação para o Oscar de melhor canção. O seu derradeiro álbum, Adiós, gravado em 2012-13 tinha sido lançado no passado dia 9 de Junho.

>>> A canção Rhinestone Cowboy + trailer do filme True Grit/A Velha Raposa.




>>> Obituário na Rolling Stone.
>>> Site oficial de Glen Campbell.