sexta-feira, abril 07, 2017

Don Rickles (1926 - 2017)

Lendária encarnação do mais abrasivo sentido de humor, teve uma extraordinária carreira de mais de seis décadas: o americano Don Rickles faleceu no dia 6 de Abril em sua casa, em Los Angeles, vitimado por insuficiência renal — contava 90 anos.
O seu estilo fundamentou-se num calculado jogo de ambivalências: quanto mais insultava os outros, nomeadamente os que com ele contracenavam, mais cimentava uma relação de genuíno entertainment. A sua arte de stand-up nasceu no circuito dos clubes de Nova Iorque, abrindo-lhe as portas de Hollywood e, mais do que isso, para o público americano, transformando-o numa figura querida de muitos programas de televisão, desde as séries (The Twilight Zone, The Lucy Show, Get Smart, etc.) até aos talk-shows (com destaque para The Tonight Show, durante o período de Johnny Carson, de 1962 a 1992). Próximo dos membros do chamado 'Rat Pack', manteve uma especial relação de cumplicidade com Frank Sinatra.
No cinema, surgiu, por exemplo, em títulos como: Ai que Garotas! (1965), de William Asher, típica comédia musical com Frankie Avalon; Heróis por Conta Própria (1970) um cruzamento de filme de guerra e paródia, dirigido por Brian G. Hutton, com Clint Eastwood a liderar o elenco; e ainda Casino (1995), em que Martin Scorsese lhe ofereceu a possibilidade de contracenar com Robert De Niro. Foi também a voz de Mr. Potato Head na série de filmes de animação Toy Story (não foi ainda divulgado se Rickles tinha ou não iniciado os trabalhos de gravação para Toy Story 4, previsto para o Verão de 2019).
Ganhou um Emmy pela sua performance em Mr. Warmth: The Don Rickles Project, documentário de 2007, com chancela da HBO e realização de John Landis. Nesse mesmo ano, publicou as memórias Rickles’ Book.

>>> Três momentos de Don Rickles:
1976 — com Johnny Carson e Frank Sinatra, em The Tonight Show;
1997 — sessão de homenagem do American Film Institute a Martin Scorsese;
2015 — com Jimmy Fallon, em The Tonight Show.






>>> Obituário no New York Times.