sábado, janeiro 21, 2017

Em tempo de transição...


Esta semana ficará registada na história. A tomada de posse de Donald Trump não é apenas a de um novo presidente dos EUA. Porque pode ser o início de uma era em que tudo pode ficar diferente da ordem que conhecemos desde o fim da II Guerra Mundial...Este é também um tempo de balanço ao que foram os oito anos de administração de Obama. E não faltam por isso bons trabalhos de jornalismo que façam contas a todo este passado recente e olhem em frente.

A Time, na sua edição desta semana, tem a Casa Branca na capa e, como tema principal, uma análise sobre o que a chegada de Trump pode significar para a ordem mundial. Os artigos mais longos são contudo dedicados à Casa Branca. Sim... Afinal é “quem” está na capa da revista! Um dos textos recorda a chegada, ali, de Obama, há oito anos. Num outro algumas das figuras da administração cessante falam da vida quotidiana naquele lugar e dão dicas a quem chega, num verdadeiro “guia de sobrevivência”. E há depois um artigo assinado pelas filhas gémeas de George W. Bush no qual acolhem a chegada das duas filhas dos Obama ao “clube” dos ex-primeiros filhos...

Para complementar esta visão que tem ainda bem presente a vida de Obama na Casa Branca, a Rolling Stone, na edição de 15 de dezembro apresentava uma entrevista de balanço com o presidente que agora se despede, feita por Jann S. Wenner. E junta, curiosamente, uma outra, de antecipação sobre o que aí vem, com Bernie Sanders.