domingo, janeiro 08, 2017

Bowie 70



A tradição não se rompeu... E tal como vinha a acontecer nos últimos anos, houve uma novidade oficial de David Bowie no dia do seu aniversário. Na verdade foram duas... Um EP e um novo teledisco.

 O EP, com o título No Plan, corresponde na verdade ao conjunto de quatro canções inéditas que surgiam na banda sonora do musical Lazarus. No Plan e Killing a Little Time são parentes próximos do que ouvimos no disco. Ambos acentuam notas ao programa de despedida, com sugestões mais claras e diretas do que abstratas. O primeiro destes dois temas acentua a faceta mais classicista de Bowie enquanto crooner, sendo talvez uma continuação da viagem que nos dava a escutar em Where Are We Now?, mas agora contada de um outro lugar, algures no futuro, olhando em frente, sem planos...A segunda é peça de maior intrensidade e viço, seguindo caminhos de diálogo entre o jazz e o rock como os de Sue (or in a Season of Crime). Já o terceiro dos inéditos, When I Met You, que musicalmente aponta ao que poderia ser o ponto intermédio entre as sonoridades jazzy de Blackstar e o rock’n’roll revisitado do anterior The Next Day, é uma canção de memórias, nota adicional de uma relação com o tempo que coloca tudo o que existe no plano do passado. O quarto dos temas do EP é Lazarus, que surgiu há um ano no alinhamento de Blackstar.

O lançamento do EP No Plan - por enquanto apenas disponível em formato digital - foi acompanhado por um teledisco realizado por Tom Hingston. É de conceção muito simples, mostrando uma pequena multidão que se concentra em frente a ecrãs de televisão e, tal como o musical Lazarus, sugere ressonâncias do filme The Man Who Fell To Earth... Vale a pena notar o nome da loja, a Newton Electrical, numa clara alusão à personagem de Thomas Newton, que Bowie vestiu nesse filme de Nicolas Roeg. As próprias imagens de um voo no espaço, de uma nave que se afasta, completam esta alusão, sublinhando o tom de despedida.