FOTO: David McLister / AllMusic |
Ao longo de seis décadas, foi uma figura emblemática do rock made in USA: Leon Russell faleceu durante o sono, a 13 de Novembro, na sua casa de Nashville — contava 74 anos.
De Bob Dylan aos Rolling Stones, passando por Elton John, Russell esteve ligado a muitas figuras da música popular, interpretando, produzindo e compondo. As suas canções foram gravadas por gente tão diversa como The Carpenters, Ray Charles, Peggy Lee, Willie Nelson ou Christina Aguilera. O certo é que este homem que se deu sempre, generosamente, à música dos outros, foi também autor de várias dezenas de álbuns, desde a estreia com Leon Russell (1970), em que contou com a colaboração de Eric Clapton, Ringo Starr e George Harrison, até ao sereno balanço de Life Journey (2014).
>>> Dois registos de Leon Russell: It Takes a Lot to Laugh, It Takes a Train to Cry, de Bob Dylan, do álbum Leon Russell and the Shelter People (1971), numa performance de 1970; A Song for You, também do primeiro álbum, interpretada no programa Austin City Limits (PBS), em 2014.
>>> Obituário no New York Times.