sábado, novembro 05, 2016

Bob Dylan, 1966

Dizer que é uma antologia, eis o que, desta vez, soa a imprecisão jornalística. De facto, Bob Dylan: The 1966 Live Recordings não é uma mera reunião de momentos emblemáticos de concertos, mas sim uma colecção de todos os registos de Bob Dylan, ao vivo, no ano fulcral de 1966. Que significa todos? Pois bem, digamos, para simplificar, que são 36 CDs que, em muitos casos, contêm gravações que "nunca circularam em nenhum formato".
A importância desta edição monumental é tanto maior quanto nos remete para as memórias agitadas do período em que Dylan decidiu começar a usar guitarra eléctrica, escandalizando os puristas da folk e desorientando muito boa gente que se dizia aberta a todas as variações do rock. Um dos testemunhos mais fascinantes dessa conjuntura é o documentário clássico de D. A. Pennebaker, Dont Look Back (1967), centrado na polémia digressão de 1966 (EUA, Europa e Austrália).
Uma selecção de temas pode ser escutada no site da NPR. Aqui fica um testemunho dessa época, com um extracto de Like a Rolling Stone, tal como surge enquadrado no filme No Direction Home (2005), de Martin Scorsese.