segunda-feira, outubro 03, 2016

Neville Marriner (1924 - 2016)

A Academy of St. Martin in the Fields, uma das mais populares orquestras de câmara do mundo, ficou como o emblema principal da sua carreira de maestro: o inglês Neville Marriner faleceu a 2 de Outubro, na sua casa de Londres — contava 92 anos.
Com formação de violinista, precedida por uma breve passagem pelo mundo do jazz, fundou a Academy of St. Martin in the Fields em 1958, rapidamente granjeando um enorme prestígio internacional. Embora mais focada nas composições barrocas, a orquestra alargou as suas performances aos clássicos, tendo-se especializado também no registo de bandas sonoras cinematográficas — Amadeus (1984), de Milos Forman, e O Paciente Inglês (1996), de Anthony Minghella, são algumas das suas referências mais populares (com mais de 6 milhões de exemplares vendidos, o álbum de Amadeus constitui um dos discos de música clássica mais vendidos de sempre). Dirigiu orquestras de todo o mundo, desde a New York Chamber Orchestra à Filarmónica de Viena, passando pela Orquestra Gulbenkian. Na Academy of St. Martin in the Fields, o violinista Joshua Bell sucedeu a Marriner, em 2011. Como recorda o jornal londrino The Times, quando lhe perguntaram que epitáfio gostaria que figurasse na sua pedra tumular, respondeu: "Follow the beat".

>>> Abertura de A Flauta Mágica, de Mozart, pela Orquestra da Rádio Suíça de Língua Italiana, sob a direcção de Neville Marriner + Introdução & Rondo Capriccioso Op. 28, de Camille Saint-Saëns, pela Academy of St. Martin in the Fields, com Joshua Bell.




>>> Obituário no New York Times.
>>> Site oficial da Academy of St. Martin in the Fields.