sexta-feira, outubro 07, 2016

Kim Kardashian em grande plano?

Kim Kardashian
I. Em grande plano, como vemos o verniz de que se faz o efeito de celebridade? Por exemplo, Kim Kardashian? Face a tão desarmante exposição, podemos responder com uma frase feita que, aqui, adquire, um inusitado poder metafórico: o verniz estalou...

II. Celebrity Close-up é um site concebido para nos instalar nos prazeres primários do mais típico niilismo dos nossos dias: afinal, até mesmo os mais famosos, quando expostos numa artificiosa grandeza (o grande plano, precisamente), não podem ocultar as imperfeições da sua pose — no limite, da sua pele.

III. O certo é que nenhuma imagem é apenas aquilo que diz mostrar. Há uma ambivalência nesta decomposição iconográfica que envolve uma prova de amor. Se vemos o grande plano de uma figura que nunca mobilizou a nossa mais básica curiosidade, em boa verdade, com mais ou menos egoísmo, sentimos apenas que o nosso olhar permanece fiel às clivagens que o desejo nele inscreveu. Mas se já admirávamos alguém, sentimo-nos tocados até mesmo pelos defeitos da sua imagem — como se o grande plano se pudesse ampliar, indefinidamente e infinitamente, até restar apenas o tecido de manchas de uma paisagem lunar. O realismo é, talvez, a forma menos conhecida de ficção científica. Ou apenas de fidelidade à esplendorosa pluralidade do mundo. Nobody's perfect.

Brad Pitt + Angelina Jolie
Amy Winehouse