quinta-feira, julho 28, 2016

Fuck Donald Trump — o rap de Obama

A energia verbal do rap + a dramática eleição presidencial americana + a decomposição da linguagem política clássica...
Provavelmente, daqui a umas décadas, os analistas e filósofos esforçar-se-ão por evocar a conjugação de tais factores para compreender tão bizarra peripécia. A saber: um rap, intitulado Fuck Donald Trump, interpretado por Barack Obama.
Como?
Tem tudo a ver com o trabalho paródico desenvolvido pelo canal do YouTube 'Baracksdubs'. Através de um paciente trabalho de colagem de palavras e expressões, por vezes fragmentos monossilábicos e minimalistas, retirados dos discursos de Obama, surgem variações tão insólitas como divertidas sobre canções mais ou menos conhecidas — há de tudo um pouco, incluindo Thriller (Michael Jackson), Shake It Off (Taylor Swift) e SexyBack (Justin Timberlake), sem esquecer o tema da série de animação Pokémon.
Agora, neste delirante karaoke virtual, deparamos com a recriação de FDT (leia-se: Fuck Donald Trump), de Nipsey Hussle, rapper de Los Angeles. Tendo em conta que o Presidente não se exprime assim em público, o título exacto será Fuck Donald Trump — um breve e delicioso número do nosso circo mediático [aqui em baixo] que, além do mais, vale a pena confrontar com o original [segundo video].