segunda-feira, julho 25, 2016

Cristiano Ronaldo
ou o jornalismo de coisa nenhuma

1. Não, não é um momento de uma qualquer performance abstracta e digital... É a imagem com que um jornal desportivo [A Bola] noticia o encontro de Cristiano Ronaldo com Jennifer Lopez — para dar a conhecer os ridículos e indecifráveis 7 segundos do video reproduzido aqui em baixo. O assunto foi, aliás, citado por outros órgãos de comunicação [por exemplo: Record], sempre através de imagens cuja qualidade técnica envergonharia qualquer foto-jornalista ou operador de televisão.

2. Há outra maneira de dizer isto: faz-se jornalismo (?) a partir de coisa nenhuma, muitas vezes tentando transformar em evento transcendental as peripécias mais anódinas da existência dos "famosos".

3. Triunfa, assim, uma (des)educação dos olhares em que qualquer valor específico da imagem — seja ele de composição formal ou apenas de competência técnica — é apoteoticamente menosprezado. Numa sociedade em que semelhantes banalidades são promovidas à condição de notícia, a arte de olhar é, inevitavelmente, um conceito frágil.