domingo, julho 17, 2016

Alan Vega (1938 - 2016)

Cantor, compositor, artista visual, figura seminal do protopunk, o americano Alan Vega faleceu durante o sono, no dia 16 de Julho — contava 78 anos.
Com Martin Rev (n. 1947), Vega fundou os Suicide em 1970. Especialmente motivado pelo som de The Stooges, o duo lançou o seu primeiro álbum, homónimo, em 1977, definindo um estilo agreste, mas sofisticado, em que o minimalismo das texturas electrónicas servia de cenário ao dramatismo da voz de Vega. Embora com uma discografia curta e irregular, entrecortada pelas experiências a solo de ambos os músicos, os Suicide nunca cessaram a actividade e acabariam por ser reconhecidos como uma página decisiva na evolução do rock, muito para além das matrizes do punk. Gravaram apenas cinco álbuns de estúdio, sendo os dois primeiros — Suicide (1977) e Suicide: Alan Vega/Martin Rev (1980) — habitualmente considerados como marcos na viragem de estilos e experiências das décadas de 70/80; o seu derradeiro registo, American Supreme, surgiu em 2002.
Entre os artistas que reconheceram em Vega/Rev uma influência determinante está Bruce Springsteen que, nos últimos anos, deu nova vida à canção Dream Baby Dream, single dos Suicide lançado em 1979, primeiro nos seus concertos, depois incluindo-a no álbum High Hopes (2013) — eis uma interpretação do tema pelos Suicide; segue-se Jukebox Babe, do álbum Alan Vega (1980), a estreia a solo de Vega.




>>> Obituário: Rolling Stone + Pitchfork.