sexta-feira, junho 17, 2016

Huppert + Hansen-Løve

A admirável Isabelle Huppert está de volta num filme de Mia Hansen-Løve — esta nota foi publicada no Diário de Notícias (16 Junho).

Conhecíamos a francesa Mia Hansen-Løve através de alguns títulos curiosos, incluindo o melodrama nostálgico Um Amor de Juventude (2011). Seja como for, creio que ela nunca fez nada tão complexo e tão depurado como este O Que Está por Vir [L'Avenir]. Há uma razão primordial para que tal aconteça e chama-se Isabelle Huppert: no papel de uma professora de filosofia que tem de enfrentar uma avalancha de problemas particulares (a traição do marido, a degradação do estado de saúde da mãe, etc.), a actriz volta a mostrar uma incrível maleabilidade dramática e emocional, avessa à redução dos comportamentos a qualquer matriz mais ou menos “simbólica”.
Acontece que a realizadora sabe integrar a sua admirável intérprete numa teia de acontecimentos em que sentimos a subtil, por vezes perturbante, conjugação dos episódios pessoais com os rituais (e valores) da vida social. No limite, cada personagem confronta-se com a possibilidade apostar nos enigmas do seu destino, porventura prolongando o voto de Pascal [Blaise Pascal - BBC], referência invisível e modelar cujo pensamento assombra a acção.