quarta-feira, janeiro 27, 2016

A aventura de "The Revenant" (1/3)

Alejandro González Iñárritu e Leonardo DiCpario
Não apenas filmar a saga aventurosa do Oeste, mas praticar o cinema como uma aventura que desafia a própria natureza: eis o projecto de The Revenant — este texto foi publicado no Diário de Notícias (21 Janeiro), com o título 'O regresso do “western” ao realismo das paisagens naturais'.

Será desta que Leonardo DiCaprio vai ganhar um Oscar? A pergunta, misto de especulação e esperança, circula por todas as zonas do mapa cinéfilo e, a acreditar nos analistas de Hollywood especializados em sopesar os prós e contras das estatuetas douradas, desembocará num desenlace feliz: a interpretação de Hugh Glass (c. 1780-1833), lendário explorador e caçador dos estados americanos por onde passa o rio Missouri (Montana, Dakota do Norte, etc.), valerá ao actor a consagração dos seus pares.
Ainda assim, mesmo na máxima admiração pelo trabalho e carreira de DiCaprio, convém não simplificar: o filme em que interpreta Glass — The Revenant: O Renascido — impõe-se como uma invulgar experiência cinematográfica que transcende, e muito, as singularidades de qualquer performance individual. Dir-se-ia que para o realizador Alejandro González Iñárritu um dos fundamentais princípios de trabalho continua a ser a construção de cada filme como uma experimentação dos limites, um desafio que envolve tanto a estrutura narrativa quanto a própria experiência física de rodagem.
O ano passado, com Birdman, Iñárritu conseguiu um reconhecimento invulgar: a alucinante viagem pelos bastidores da Broadway, combinando “em continuidade” realismo e onirismo, arrebatou quatro Oscars, três deles para Iñárritu, na qualidade de co-produtor (melhor filme), co-argumentista (argumento original) e realizador. Agora, O Renascido está na linha da frente para a cerimónia que terá lugar a 28 de Fevereiro, com nada mais nada menos que doze nomeações, incluindo de novo as de melhor filme e melhor realizador, além das de DiCaprio (actor) e Tom Hardy (actor secundário).