domingo, dezembro 27, 2015

Haskell Wexler (1922 - 2015)

É um dos génios da história da fotografia em cinema: o americano Haskell Wexler faleceu no dia 27 de Dezembro, durante o sono, na sua casa de Santa Monica, California — contava 93 anos.
Com uma formação técnica como assistente de imagem, tanto em cinema como em televisão, Wexler teve o seu primeiro grande desafio profissional como director de fotografia de América, América (1963), de Elia Kazan. A mestria com que trabalhava o preto e branco repetir-se-ia em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1966), de Mike Nichols, valendo-lhe a sua primeira nomeação da Academia de Hollywood e também o primeiro Oscar (foi o derradeiro ano em que a Academia atribuiu dois prémios de fotografia, para produções a cores e preto e branco). Conseguiria ainda mais quatro nomeações e um segundo Oscar, por Caminho da Glória (1976), de Hal Ashby.
O seu empenhamento na discussão dos temas políticos da sociedade americana levaram-no a desenvolver também um importante trabalho como realizador, sobretudo na área documental. Nessa sua trajectória, destaca-se uma ficção contaminada por muitos elementos documentais: Medium Cool (1969), sobre o trabalho de um operador de televisão na Convenção Nacional do Partido Democrata, em 1968 — foi lançado em Portugal em 1971, como América, América, Para Onde Vais?
Entre os títulos em que assumiu a direcção de fotografia incluem-se ainda No Calor da Noite (1967) e O Grande Mestre do Crime (1968), ambos de Norman Jewinson, Voando Sobre um Ninho de Cucos (1975), de Milos Forman, O Regresso dos Heróis (1978), de Hal Ashby, Los Angeles a Ferro e Fogo (1988), de Dennis Hopper, Blaze, Amor Proibido (1989), de Ron Shelton, e Limbo (1999), de John Sayles. Em 1993, a American Society of Cinematographers consagrou-o com um prémio de carreira.

>>> Imagens de dois filmes — Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Elizabeth Taylor) e O Regresso dos Heróis (Jon Voight e Jane Fonda) — fotografados por Haskell Wexler; em baixo, trailer de Medium Cool.


>>> Obituário em The Hollywood Reporter.