domingo, novembro 29, 2015

Guia para The Dead Weather [1]

A história de The Dead Weather começa com outra banda... Por isso, não digam a ninguém, mas permitam-me que proclame, militantemente, que a coisa mais genuína (não digo a "melhor", não quero ofender ninguém) que o rock produziu no século XXI dá pelo nome de The Kills. Que é como quem diz: a aliança entre a americana Alison Mosshart e o britânico Jamie Hince — som agreste, habitado pela mais delicada poesia, tudo imaginado numa austeridade de guitarras capaz de encher pavilhões com o sentimento de uma intimidade à flor da pele.
Abreviando, lembremos que The Kills chegaram a um quarto álbum, o prodigioso Blood Pressures (2011), como quem desemboca num planalto redentor. Não desapareceram, comemoraram mesmo o seu 10º aniversário, mas (ainda) não voltaram a gravar.
* * * * *
The Dead Weather viria a ser o produto de um belo acaso. Rezam as crónicas que tudo começou com Jack White, centralíssima personagem de toda esta odisseia, a sentir a voz a falhar... Foi em Memphis, Tennessee: o ex-White Stripes estava num concerto com os seus The Raconteurs e, perante as dificuldades, solicitou a Mosshart (The Kills integravam a digressão de The Raconteurs) que desse uma ajuda no tema Steady, As She Goes — na prática, arrancou aí o projecto The Dead Weather.
No começo de 2009, White e Mosshart, com a competente companhia de Dean Fertita (guitarra) e Jack Lawrence (baixo), começaram a gravar nos estúdios Third Man, criados por White em Detroit, Michigan, em 2001. Poderão perguntar: fazer uma música orgulhosamente independente, contaminada pela nostalgia do blues e a vibração do garage rock... sem um baterista? A resposta é simples: reencontrando um velho sonho adolescente, a bateria estava entregue... ao próprio White.
O primeiro single de The Dead Weather, Hang You from the Heavens (Fertita/Mosshart), foi editado a 11 de Março de 2009. Sugere-se que apertem os cintos... Ou talvez não: o respectivo teledisco, assinado por David Swanson, tem por cenário uma cabine para tirar fotografias; o lado B oferecia uma versão do tema de Gary Numan Are 'Friends' Electric? [audio aqui em baixo].




>>> Site oficial de The Dead Weather.