quarta-feira, novembro 04, 2015

Colin Welland (1934 - 2015)

Actor inglês que se distinguiu também como argumentista, Colin Welland faleceu no dia 2 de Novembro, durante o sono, por complicações decorrentes da doença de Alzheimer — contava 81 anos.
O seu talento de composição valeu-lhe uma série de papéis de personagens secundárias, fortemente emblemáticas, a começar pelo professor de Kes (1969), de Ken Loach, com o qual ganhou um BAFTA de melhor actor secundário. Surgiu também em Cães de Palha (1971), de Sam Peckinpah, e sobretudo em muitas séries televisivas. De qualquer modo, a consagração de Welland deu-se quando venceu o Oscar de melhor argumento original, escrito para Momentos de Glória/Chariots of Fire, o filme britânico [video: abertura e genérico] dirigido por Hugh Hudson que contava a história da equipa nacional de atletismo nas Olimpíadas de 1924 — ao todo, arrebatou quatro prémios da Academia de Hollywood, incluindo o de melhor filme de 1981 e o de melhor música, para o grego Vangelis.


Produzido por David Puttnam, Momentos de Glória foi um momento marcante na projecção internacional do cinema britânico que, de facto, a partir daí, adquiriu uma outra visibilidade e também um peso cada vez maior nas dinâmicas criativas e financeiras de Hollywood — no seu discurso de agradecimento, Welland exclamou mesmo, enfaticamente: "The British are coming!". Antes, tinha já assinado o argumento de Yanks (1979), de John Schlesinger; depois, escreveu ainda Duas Vezes numa Vida (Bud Yorkin, 1985), Assassinato Sob Custódia (Euzhan Palcy, 1989) e A Guerra dos Botões (John Roberts, 1994).

>>> Obituário no jornal The Guardian.