segunda-feira, setembro 14, 2015

Anti-Madonna

1. Se o leitor interpretou este título como uma figura de retórica dúplice, profundamente amarga, acertou. De facto, como defender Madonna? Aliás, esta não é uma questão de fã, muito menos de fanatismo — é igualmente válida para todos os que se expõe em algum registo artístico, nomeadamente na área da música.

2. Assim, com a Rebel Heart Tour a decorrer, foi posto a circular um video que se apresenta como o registo (quase) integral da performance da Material Girl em Montreal (disponível, por exemplo, no site All about Madonna). Poderíamos, como é óbvio, relançar a questão da legitimidade — aliás, da falta dela — para transformar, assim, em objecto público o que, para todos os efeitos, é um espectáculo com bilhetes pagos. Mas mesmo contornando tal questão, convenhamos que, em nome da admiração por Madonna, não seria possível fazer nada que fosse mais irresponsavelmente anti-Madonna.

3. Porquê? Porque o registo do concerto é um disparate de telemóvel (ou de câmara digital portátil, tanto faz), executado com um sentido de enquadramento tão tosco quanto desastrado, para mais com uma qualidade de som mais medíocre do que aquele que conseguíamos com um corrente gravador de cassetes de há 50 anos.

4. Há, de facto, uma cultura social — e das redes (ditas) sociais — que vive deslumbrada pelos poderes mais pueris da tecnologia. Carregar num botão do telemóvel e gerar qualquer coisa que possa ser partilhado... eis a ansiedade estéril de muitos consumidores, armados com o seu gadget na mão e nenhuma ideia na cabeça. Em boa verdade, os agentes de tal cultura, que são também os seus primeiros consumidores, não têm gosto por olhar nem por escutar.

5. Digamos, pelo menos, que a avaliar pelas fotografias que têm sido divulgadas, o guarda-roupa concebido por Ariane Phillips parece magnífico, além do mais acompanhando, num misto de sobriedade e ironia, o próprio envelhecimento de Madonna. A propósito, falando de coisas sérias: veja-se esta maravilhosa representação de La Vie en Rose, por Madonna, no Instagram de Phillips.