quarta-feira, julho 08, 2015

Vem aí um novo Pinóquio!

PINÓQUIO (1940)
É uma notícia francamente surpreendente: Paul Thomas Anderson irá escrever o argumento de uma nova produção de Pinóquio, produzida por Robert Downey Jr. — este texto foi publicado no Diário de Notícias (4 Julho).

Lembram-se de Haverá Sangue (2007), inspirado em Upton Sinclair, filme que valeu a Daniel Day-Lewis o segundo dos seus três Oscars de melhor actor? Ou ainda da adaptação do romance de Thomas Pynchon, Vício Intrínseco (2014), percorrendo o labirinto das drogas na década de 1970, em Los Angeles? Quem escreveu e dirigiu tais títulos foi Paul Thomas Anderson — P. T. Anderson para os amigos —, um dos nomes maiores do actual cinema americano. Pois bem, apesar de tudo, digamos que tal curriculum não nos faria antecipar a sua próxima tarefa. Qual? Escrever o argumento da nova versão de Pinóquio.
A notícia, revelada por The Hollywood Reporter, tem Robert Downey Jr. como um dos principais protagonistas. P. T. Anderson e o actor são amigos de longa data, já há algum tempo procurando um projecto em que possam colaborar. Aliás, isso esteve para acontecer, precisamente em Vício Intrínseco, mas os compromissos de Downey com a produção de Vingadores: a Era de Ultron (2015) obrigaram-no a desistir (tendo Joaquin Phoenix assumido o papel principal).
P. T. Anderson
Foi em 1940 que, com a chancela de Walt Disney, surgiu a mais lendária adaptação do livro de Carlo Collodi sobre o bonequinho de madeira que quer ser um “menino de verdade”. Agora, o envolvimento de Downey na produção de um Pinóquio com actores de carne e osso levou ao convite a P. T. Anderson para escrever uma nova versão da história (um novo draft, como se diz na gíria de Hollywood). Isto porque, de facto, já existe uma primeira versão, assinada por Michael Mitnick, responsável pelo argumento de The Giver – O Dador de Memórias (2014).
Downey, que interpretará a personagem do criador de Pinóquio, Gepetto, anda a pensar no projecto há vários anos, tendo a conjuntura industrial acelerado o seu desenvolvimento. De facto, as reconversões de clássicos da animação em filmes com actores transformaram-se num fortíssimo trunfo de Hollywood através de títulos como Alice no País das Maravilhas (Tim Burton, 2010), Maléfica (Robert Stromberg, 2014) ou Cinderela (Keneth Branagh, 2015) — o primeiro deles ultrapassou mil milhões de dólares de receitas, enquanto Maléfica, com receitas globais de 758 milhões, é mesmo o filme mais rentável de toda a carreira de Angelina Jolie.
Pinóquio resultará da aliança da empresa produtora de Downey, Team Downey, com os estúdios da Warner (que já produziu O Juiz, com o próprio Downey face ao veterano Robert Duvall). Nos próximos anos, será apenas um dos clássicos da animação a ser refeito em “imagem real” (a Disney, por exemplo, está a desenvolver novas versões de O Livro da Selva e A Bela e o Monstro, respectivamente para 2016 e 2017). Entretanto, sabe-se que, para além da escrita do argumento, P. T. Anderson foi também convidado a realizar o novo Pinóquio — será que o autor de algumas sagas genuinamente adultas nos vai mostrar como é que uma criança sobrevive dentro de uma baleia?