quinta-feira, junho 04, 2015

Angelina Jolie, 40 anos

FOTO: Mario Testino (Vanity Fair)
Na edição de Dezembro de 2014 da Vanity Fair, Angelina Jolie era assunto de capa (eleita 'Mulher do Ano' pela revista), através de uma peça assinada por Janine di Giovanni. A jornalista conversara com ela alguns meses antes, na Austrália, durante a rodagem do seu segundo filme como realizadora, Invencível. Avaliando a abordagem da história épica de Louis Zamperini, atleta olímpico e militar preso pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, Jolie resumia assim o seu programa de trabalho: "(...) a principal mensagem [do filme] é sobre o modo como escolhemos viver a nossa vida — e que há grandeza em qualquer um." Em tempos de muitas narrativas cínicas, mais ou menos ligada ao simbolismo rasteiro de super-heróis e afins, eis uma afirmação que, obviamente, se demarca dos valores correntes da ficção (a começar pela ficção de Hollywood).
Vale a pena lembrar tais palavras no dia em que Angelina Jolie celebra o seu 40º aniversário (nasceu a 4 de Junho de 1975, em Los Angeles, filha dos actores Jon Voight e Marcheline Bertrand) — ela é, afinal, uma das derradeiras personalidades do cinema cuja identidade pública pode ainda ser ligada às leis mais clássicas do glamour de Hollywood.

* Angelina Jolie trabalha actualmente na pós-produção da sua terceira realização, By the Sea, em que contracena com o marido, Brad Pitt.