sexta-feira, maio 01, 2015

Ben E. King (1938 - 2015)

Foi a voz lendária de Stand By Me, um dos temas incontornáveis da história da soul e do R&B: Ben E. King faleceu no dia 30 de Abril em Hackensack, New Jersey — contava 76 anos.
De seu nome Benjamin Earl Nelson, cresceu no Harlem, afirmando-se na cena musical como líder de The Drifters, banda dos tempos heróicos do doo-wop, com sucessos como There Goes My Baby, em 1959. Abandonou o grupo pouco depois, em 1960, iniciando uma carreira a solo, com o nome Ben E. King, logo consolidada em 1961 com o sucesso do single Spanish Harlem. No mesmo ano, Stand By Me, composto por Jerry Leiber, Mike Stoller e o próprio King, transformou-se num fenómeno que se traduziria em mais de quatro centenas de versões (incluindo uma por John Lennon, em 1975, no álbum Rock 'n' Roll); a canção conheceria uma nova vaga de popularidade em 1986, como tema do filme homónimo de Rob Reiner (título português: Conta Comigo), com River Phoenix. King deixa uma discografia de várias dezenas de álbuns, tendo tido um papel decisivo na Stand By Me Foundation, organização não lucrativa vocacionada para o apoio à educação de jovens.

>>> Aqui se recordam dois temas emblemáticos [apenas som] de Ben E. King: Spanish Harlem e Stand By Me; segue-se o teledisco de Stand By Me, por John Lennon,  e o trailer do filme Stan By Me/Conta Comigo.








>>> Obituário no New York Times.