terça-feira, março 10, 2015

Dumbo por Tim Burton

Quem diria? Em tempos de digitalização de tudo e mais alguma coisa, incluindo a animação cinematográfica (sobretudo a animação cinematográfica...), os estúdios Disney parecem apostados em refazer os seus desenhos clássicos em filmes com actores de carne e osso, em coexistência com elementos digitais — está quase a chegar às salas Cinderela, de Kenneth Branagh, o mais recente exemplo dessa tendência.
Tim Burton, de algum modo uma personalidade decisiva em tal processo — recorde-se o espectacular impacto da sua admirável Alice no País das Maravilhas (2010), com mais de mil milhões de dólares de receitas em todo o mundo —, vai reincidir: de acordo com uma notícia divulgada pelo Wall Street Journal, será ele a dirigir uma nova versão de Dumbo, cujo original data de 1941. O que será a história do elefante de orelhas grandes "em acção real"? — eis um enigma que, por certo, Burton saberá resolver.

* NOTA - Quando, através do Google, se procuram informações sobre Dumbo nos sites oficiais da Disney, deparamos com uma primeira hipótese que nos remete para um site preciso [movies.disney.com/dumbo]. Clicando em tal endereço, somos conduzidos ao domínio português da Disney [disney.pt] onde, aliás, várias horas depois da notícia divulgada em primeira mão pelo Wall Street Journal, não há qualquer informação sobre o novo projecto. Porquê esta "interdição" de acesso ao centro de informação do próprio estúdio? Convenhamos que se trata de um entendimento muito simplista da tão celebrada globalização...