quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Louis Jourdan (1921 - 2015)

Actor francês, figura de requintada elegância, foi mais popular através dos filmes que fez em Hollywood: Louis Jourdan faleceu no dia 14 de Fevereiro, em Los Angeles — contava 93 anos.
Depois de alguns papéis em França, nomeadamente sob a direcção de Marc Allégret, Jourdan foi um dos actores europeus que, a partir do final da Segunda Guerra Mundial, tentou a sua sorte na produção americana. O Caso Paradine (1947), de Alfred Hitchcock, seria a sua rampa de lançamento (curiosamente, contra a opinião do próprio Hitchcock que se viu forçado a aceitar a escolha de Jourdan pelo produtor, David O. Selznick — Hitchcock considerava que a suavidade da sua presença contrariava a definição maléfica da personagem que interpretava).
Entre os seus títulos marcantes, incluem-se ainda Carta de uma Desconhecida (1948), obra-prima de Max Ophüls [trailer], Madame Bovary (1949), de Vincente Minnelli, e Gigi (1958), de novo sob a direcção de Minnelli, por certo o seu filme mais popular (que lhe valeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na categoria de melhor actor comédia/musical).
A partir dos anos 70 a sua carreira passou, sobretudo, pela televisão; no cinema, uma das suas composições mais visíveis terá sido a do "mau da fita" em 007 - Operação Tentáculo (1983), de John Glen. O Ano do Cometa (1992), de Peter Yates, seria o seu derradeiro filme.


>>> Obituário: Le Monde + New York Times.