sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Lizabeth Scott (1922 - 2015)

Actriz capaz de simbolizar o espírito do filme "noir" da década de 40, a americana Lizabeth Scott faleceu no dia 31 de Janeiro, no Cedars-Sinai Medical Center de Los Angeles — contava 92 anos.
Embora nunca tenha sido figura central dos filmes que interpretou, Scott (nome verdadeiro: Emma Matzo), filha de emigrantes ucranianos, é uma imagem emblemática da idade de ouro de Hollywood — chegou mesmo a ser considerada como uma actriz da galeria a que também pertenciam Lauren Bacall ou Veronika Lake. Com formação teatral, começou por tentar a sua sorte como modelo. Acabou por se estrear no cinema com o drama You Came Along/Além da Morte (1945), de John Farrow. O papel trouxe-lhe alguma popularidade, sendo de imediato convidada para contracenar com Barbara Stanwyck e Kirk Douglas em The Strange Love of Martha Ivers/O Estranho Amor de Martha Ivers (1946), de Lewis Milestone, e logo a seguir Humphrey Bogart em Dead Reckoning/Maldita Mulher (1947), de John Cromwell, por certo o seu papel mais conhecido.


De imagem triste e elegante, por vezes prenunciando algo de maligno, distinguiu-se ainda em dramas como Easy Living/Morrendo Para Viver (1949), de Jacques Tourneur, ou Dark City/A Cidade Tenebrosa (1950), de William Dieterle, e até na comédia Scared Stiff/O Castelo do Terror (1953), em que contracenava com Dean Martin e Jerry Lewis, sob a direcção de George Marshall. Sem nunca ter alcançado o estatuto de estrela, foi-se afastando de Hollywood ao longo da década de 50, começando a trabalhar sobretudo em televisão. Abandonou a carreira em meados da década de 60, tendo apenas surgido em 1972 no policial Pulp/Batota no Jogo, protagonizado por Michael Caine e dirigido por Mike Hodges.

>>> Obituário no New York Times.