sexta-feira, janeiro 30, 2015

Os singles de Monk

E no princípio era a Blue Note... Os primeiros anos de actividade do pianista Thelonious Monk (1917-1982) são indissociáveis dessa etiqueta que estava também a viver os tempos iniciais (a sua fundação ocorreu em 1939) de uma história gloriosa. A reunião dos singles de Monk em 'Round Midnight: The Complete Blue Note Singles (1947-1952) constitui, por isso, um maravilhoso acontecimento, capaz de nos devolver às atmosferas pioneiras do bebop.
Monk assinava, assim, os seus primeiros registos, depois de um período inicial em que integrara o quarteto do saxofonista Coleman Hawkins. Dispersos por outras antologias, nomeadamente Genius of Modern Music, Vol. 1 (1952), os temas aqui apresentados foram gravados em seis sessões, realizadas entre Outubro de 1947 e Maio de 1952. Incluindo algumas das suas composições mais célebres (Evidence, Ruby, My Dear, Well, You Needn't, etc.), surgem num duplo CD, por ordem cronológica, em alguns casos com takes alternativas. Max Roach (bateria), Milt Jackson (vibrafone) e Lou Donaldson (saxofone) são algumas das excelentes companhias de Monk.

>>> Embora com chancela da editora Riverside, pela qual Monk assinaria depois de ter estado na Blue Note, este 'Round Midnight é um standard composto na época a que pertencem os temas agora editados.


>>> Página de Thelonious Monk no site da Blue Note.