terça-feira, dezembro 30, 2014

Turner por Leigh

Nome fulcral do realismo britânico, Mike Leigh afasta-se dos cenários do presente, retratando o pintor J. M. W. Turner (1775-1851) em Mr. Turner — este texto foi publicado no Diário de Notícias (24 Dezembro), com o título 'Realismo ou talvez não'.

No panorama moderno do realismo britânico, talvez possamos detectar três “tendências”, inerentes às especificidades de outros tantos realizadores. Assim, começamos por ter Ken Loach (autor de clássicos como Kes ou Vida em Família) como símbolo de uma austeridade formal que se confunde com todo um programa de intervenção política; depois, surge Stephen Frears (A Minha Bela Lavandaria, Ligações Perigosas), por assim dizer no pólo oposto, como aquele que, sem preconceitos, tem oscilado entre a produção local e o envolvimento com Hollywood; enfim, o caso de Mike Leigh talvez se possa definir como o de um retratista do quotidiano sempre atraído pelos faustos dos filmes de “reconstituição” histórica.
Mr. Turner, justamente, é um exemplo dessa derivação de produção. E se é verdade que estamos perante uma expressão modelar dos recursos da indústria britânica — sendo o trabalho do directo de fotografia Dick Pope a sua expressão mais sofisticada —, não é menos verdade que os resultados globais parecem acomodar-se num certo academismo “descritivo” cuja lógica se aproxima do determinismo psicológico de alguns modelos televisivos.
É, talvez, um pouco cruel penalizar Mr. Turner por esse academismo. Afinal de contas, numa paisagem cinematográfica em que a gíria (cinéfila & jornalística) reduz a especificidade técnica do cinema aos efeitos especiais com que os “super-heróis” fazem explodir este mundo e o outro, é um facto que o trabalho de Mike Leigh procura, pelo menos, reactivar outros caminhos. O certo é que também não podemos esquecer a energia de muitos dos seus filmes anteriores, nomeadamente os recentes Um Dia de Cada Vez (2008), uma comédia, ou Um Ano Mais (2010), em tom melodramático — na sua “pequenez” de produção, há, afinal, mais emoção e mais verdade humana.