terça-feira, dezembro 16, 2014

2014 segundo Mário Rui Vieira

É já uma "tradição" do Sound + Vision este gosto em escutar as opiniões dos outros. E em tempo de balanço do ano, vamos apresentar algumas listas pessoais. Começamos hoje com os discos e filmes escolhidos pelo Mário Rui Vieira, jornalista da revista Blitz. Ao Mário um muito obrigado pela colaboração.

2014 foi, quanto a mim, um ano de revelações e de confirmação de certezas. FKA Twigs, Glass Animals e Future Islands - estes últimos apesar de já por aí andarem há uns anos só agora rebentaram nos meus ouvidos - do lado das revelações; Perfume Genius a surpreender sempre, Wild Beasts a assinar novamente um disco imaculado e Owen Pallett a conseguir finalmente conquistar-me sem reservas, do lado das confirmações. Em termos nacionais, o ano foi da Capicua (excelente álbum, concertos em todos os festivais e capelinhas) e dos Capitão Fausto, com os Dead Combo, os PAUS e os You Can’t Win, Charlie Brown a voltarem com ótimos discos também. Esperei bem até ao final do ano para assistir àquele que me deixava com maiores expectativas e não só não fiquei desiludido como conseguiu suplantá-las: Perfume Genius tem o meu álbum do ano e protagonizou o meu concerto do ano, no Vodafone Mexefest. No palco do Rock in Rio-Lisboa, Lorde apanhou-me completamente desprevenido (a banda sonora do filme de uma saga que nunca acompanhei, curada por ela, é, também, uma das surpresas deste final de ano); os Wild Beasts no palco secundário da Bela Vista provaram que se sentem em casa seja onde for, tenham quantas pessoas tiverem à frente. Beyoncé na Meo Arena, Foals no Super Bock Super Rock e Sam Smith e Interpol no Nos Alive foram outras das atuações que me encheram as medidas. Uma última referência para Chandelier, de Sia, que é, quanto a mim, a canção de 2014 (e tem também o melhor vídeo de 2014).


Os discos

1. Perfume Genius – Too Bright
2. Wild Beasts – Present Tense
3. Owen Pallett – In Conflict
4. FKA Twigs - LP15. Future Islands – Singles
6. Capicua – Sereia Louca
7. Glass Animals – Zaba
8. Sia – 1000 Forms of Fear
9. The Antlers - Familiars
10. Neneh Cherry – Blank Project


Os filmes 

1. Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson
2. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro
3. Boyhood, de Richard Linklater
4. Em Parte Incerta, de David Fincher
5. Um Coração Normal, de Ryan Murphy
6. Só os Amantes Sobrevivem, de Jim Jarmusch
7. O Filme Lego, de Phil Lord e Christopher Miller
8. Interstellar, de Christopher Nolan