quinta-feira, novembro 27, 2014

Para ler: um olhar
pelo novo filme de Tim Burton


Há já algum tempo que não vemos Tim Burton a dar-nos obras do calibre dos filmes que o colocaram no mapa das atenções entre finais dos oitentas e os anos noventa. E atenção que Frankenweenie, o melhor dos seus filmes mais recentes, não era senão um baralha e volta a dar (bem, de facto) de elementos de uma velha curta-metragem.

A sua legião de admiradores é vasta. E o reconhecimento da sua identidade autoral mereceu já mesmo uma inesquecível exposição no MoMA, mais tarde exibida na Cinemateca Francesa, em Paris (onde a vi).

Chegam contudo notícias encorajadoras. Um texto sobre o novo Big Eyes, acabado de publicar no Guardian, devolve-o ao contacto da equipa que escreveu Ed Wood e parece prometer um reencontro com temas que prometem um tratamento mais centrado na narrativa e definição de personagens que na cenografia, caracterização e guarda-roupa, onde parte da sua obra recente encontrou uma espécie de piloto-automático. E convenhamos que poder ter Tim Burton de regresso ao seu melhor é uma boa notícia.

Podem ler aqui o texto do Guardian.