quarta-feira, novembro 12, 2014

LEFFEST: as férias do menino Quinquin


[ Garrel ] [ Ferrara, 1 ] [ Malkovich ] [ Ferrara, 2 ] [ Lynch/Alberola ]

* O PEQUENO QUINQUIN, de Bruno Dumont

Afinal, é possível fazer televisão sem esquecer a energia cinematográfica. Ou, se preferirem, podemos proclamar, sem preconceitos, que algum do melhor cinema contemporâneo passa por algum tipo de aliança com a televisão: o filme/série de Bruno Dumont, O Pequeno Quinquin, aí está como um esclarecedor exemplo de tal dinâmica. Num registo de paradoxal ligeireza — que, de alguma maneira, ajuda a ver sob outra luz alguns dos seus títulos anteriores, como Hadewijch (2009) —, Dumont traça o retrato trágico-burlesco de um esquecido universo rural, encenando as férias do impagável Quinquin (Alane Delhaye), pelo caminho recuperando um realismo cru, sempre à beira da crueldade. Dito de outro modo: Dumont continua a ser um céptico face às atribulações do género humano, desta vez, ainda assim, mostrando-nos que o mais desconcertante humor não é estranho à sua démarche criativa.