quinta-feira, setembro 18, 2014

Streaming ultrapassa downloads em França

Pela primeira vez em dez anos o mercado de música gravada vendida por download apresentou uma descida. Em sentido contrário, o consumo por streaming aumentou, representando este já 53% (ou seja a maioria) do volume de negócio da música digital. Para completar os números, revelados esta semana no Le Figaro, o digital corresponde neste momento a 17,5% das vendas de música em França.

Em sentido oposto ao aumento da fatia de consumo por streaming o volume geral do negócio da música em suporte de CD caiu 13,6%. A queda brusca nas vendas por download é contudo a que mais se faz sentir nos números de 2014, tendo os números totais dos seis primeiros meses revelado uma queda de 9,2% face ao período homólogo em 2013.

Segundo nota o Le Figaro, há contudo otimismo entre profissionais do mercado da música em França que esperam, com a agenda de lançamentos para os últimos quatro meses do ano, terminar com bons resultados. Recorde-se que 2013 revelou em França um aumento de volume total de negócio face a 2012 na ordem dos 2,3%.

Comentário: Estes números dão por um lado conta do evidente crescimento do consumo de música por streaming e prenunciam o que parece ser um eventual final de vida precoce para os modelos de venda por download que teve no iTunes o seu paradigma. Parece ter razão quem viu na operação de charme com os U2 uma primeira ação para manter viva a imensa nuvem de clientes que o iTunes chamou à Apple. Uma adaptação à modalidade de streaming, eventualmente com exclusivos deste calibre, talvez seja a saída por aqueles lados...

Podem ler aqui o texto do Le Figaro