sexta-feira, setembro 19, 2014

Queer Lisboa 18 - Dia 1


O filme do realizador brasileiro Daniel Ribeiro Hoje eu Quero Voltar Sozinho abre hoje, pelas 21.30, o Queer Lisboa 18, que este ano tem sessões repartidas entre o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa. O filme (que repete amanhã pelas 15.00) assinala um reencontro do realizador com as personagens e a narrativa de uma curta-metragem que chegou mesmo a ser premiada no Queer Lisboa.

A sinpose descreve assim o filme: "Leonardo é um adolescente cego a lidar com uma mãe demasiado protectora enquanto tenta viver uma vida mais independente. Ele planeia iniciar um programa de intercâmbio que desagrada à sua melhor amiga, Giovana. Quando Gabriel, um novo estudante, chega à sala de aula, novos sentimentos despertam em Leandro fazendo-o questionar os seus planos".

Sobre a relação da longa com a curta, Daniel Ribeiro explicou, em entrevista publicada no site do festival: "Muita gente queria saber o que acontece depois do beijo... E muitos escreviam-me dizendo que queriam ver a continuação. Mas não é uma continuação. Vamos voltar para o começo. A história que queria contar era agora a desse momento da descoberta. Sobre os problemas que chegam na adolescência, que são sempre novos e não sabemos nunca como ligar com eles à medida que vão aparecendo. Essa angústia de estar apaixonado por alguém e não saber se a pessoa gosta de nós. Essa era a história principal... Quando adaptei queria manter o principio e o fim meio parecidos".

Podem ler aqui a entrevista completa.

E aqui há mais informação sobre o filme.