terça-feira, setembro 02, 2014

Ciclo dedicado a Joaquim Pinto e Nuno Leonel
começa hoje na Cinemateca


Numa altura em que chega finalmente às salas o magnífico E Agora? Lembra-me, o cinema de Joaquim Pinto e Nuno Leonel pode ser revisitado na Cinemateca Portuguesa num ciclo que começa hoje com a exibição dos dois filmes de estreia de ambos.

A sessão, na Sala Dr Félix Ribeiro às 21.30, vai recordar Uma Pedra no Bolso (na imagem), a primeira longa-metragem de ficção de Joaquim Pinto. De 1987, o filme, segundo se lê no site da Cinemateca, "conta uma história de iniciação e embate com a idade adulta: em férias na estalagem de uma tia à beira mar, Miguel encontra Luísa, o pescador João e o Dr. Fernando, três personagens que marcarão a entrada da sua primeira pedra no bolso". Foi filmado sem quaisquer subsídios e contando com uma muito pequena equipa.

Antes de Uma Pedra no Bolso é exibida, na mesma sessão, a curta-metragem Santa Maria, de Nuno Lenonel, filme de 1991. Apresentado no Festival de Berlim, foi o primeiro filme português em Dolby Stereo.

Numa outra sessão, às 19.00, na mesma sala, são apresentados os filmes Surfavela (1996), Com Cuspe e Jeito se Bota no Cu do Sujeito (1997), Entrevista com Yvonne Bezerra de Mello (1997) e Porca Miséria (2007), todos eles assinados pelos dois realizadores.

O ciclo decorre até dia 6 na Cinemateca Portuguesa.
Podem ver a programação completa aqui.