sexta-feira, agosto 22, 2014

The Knife anunciam separação


A dupla The Knife, sem dúvida uma das forças maiores da música neste início de século, anunciou que colocará um ponto final na sua atividade mal termine a digressão que está ainda na estrada (e tem último concerto em novembro, na Islândia).

Formados em 1999 lançaram uma série de discos que exploraram tanto o trabalho de composição com eletrónicas como redefiniram a forma de entender a música como força política. O mais recente disco, Shaking The Habitual, merecerá mesmo ser um dia recordado como um dos exemplos mais claros de expressão de ideias políticas através da música.

Além de debaterem a distribuição da riqueza e o acesso igual a oportunidades, o disco tem particular importância também no expressar de todo um quadro de ideias e olhares sobre questões de género que, nas entrevistas concedidas, o grupo explorou com clareza e seriedade.

Convém não esquecer também que, através dos The Knife, tivemos um dos casos mais importantes de incursão de figuras nascidas nos espaços da "música popular" pelo território da ópera, sendo Tomorrow In A Year um importante esforço pioneiro num processo de diálogo entre formas musicais que sublinha a rara visão dos dois irmãos Karin e Olof.

Dele sabe-se já que continuará a trabalhar com Houwaida Hedfi. Dela - que numa pausa dos The Knife editou um disco sob a designação Fever Ray - ficamos à espera de notícias.

Podem recordar aqui uma entrevista com os dois irmãos, realizada por alturas do álbum Shaking The Habitual:
Parte 1
Parte 2