quinta-feira, julho 24, 2014

Novo filme de Manoel de Oliveira
passa fora de competição em Veneza


A curta-metragem O Velho do Restelo, de Manoel de Oliveira, seleccionada para passar fora de competição a 71ª edição do Festival de Cinema Veneza, que decorre os dias 27 de agosto e 6 de Setembro de 2014. O elenco inclui os atores Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco). Na equipa técnica surgem Renato Berta na fotografia, Henri Maïkoff no som, Christian Marti na decoração, Adelaide Trêpa no guarda-roupa e Valérie Loiseleux na montagem. O filme é uma produção da O Som e a Fúria em co-produção com a Distribuidora Francesa Epicentre Films.

Segundo nota da produtora, a sinopse fala de "um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil, na memória de Manoel de Oliveira. Oliveira reúne num banco do século XXI Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela".


O filme de Manoel de Oliveira integra a programação da edição 2014 do festival, cuja programação foi anunciada esta manhã. Birdman, o novo filme de Alejandro G. Iñárritu, terá honras de abertura do festival. Thelma Schoonmaker e Frederick Wiseman receberão o Leão de Ouro honorífico pelo trabalho da sua obra.

Vejam aqui a lista dos 21 filmes restaurados que o festival vai apresentar.
Aqui podem ler sobre o filme de Iñárritu.
E aqui sobre os prémios carreira.