Ace
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Editado em 1973 o álbum Pin Ups representou uma galeria de referências de David Bowie, mostrada através de uma coleção de versões que fez desse disco não apenas um caso aparte no quadro da sua discografia como nele identifica um dos exemplos mais notáveis desse modelo no qual um autor resolve, por uma vez (pondendo repetir a ideia, claro), fazer todo um disco com canções que não são de sua autoria. Mesmo não tendo gravado um outro álbum apenas com versões, na verdade não foram poucas as que, ao longo da sua carreira, Bowie foi apresentando. E nesta antologia propõe-se um percurso pelas muitas canções de outros autores que Bowie foi encontrando ao longo da sua vida e que, aqui e ali, foi gravando em versões novas, editando-as entre lados a e b de singles e disseminando entre o alinhamento de vários dos seus álbuns. Em Bowie Heard Them Here First ora recuamos a Louie - Go Home, canção de 1963 de Paul Revere & The Raiders, que surgiu como lado B de Liza Jane, single de estreia de Bowie em 1964 (editado sob o nome Davie Jones & The King Bees) ou a I Pity The Fool, de Bobby Bland, que em 65 foi mesmo o tema central do segundo single, que Bowie gravou com os Manish Boys, ora caminhamos por experiências mais recentes como Palblo Picasso, dos Modern Lovers (revisitada em Reality, de 2003) ou I Took a Train on a Gemini Spaceship do Legendary Stardust Cowboy ou Cactus dos Pixies, ambas presentes em Heathen, de 2001. As marcas de personalidade com que Bowie sempre encarou a construção de versões ditaram frequentemente opções que afastaram muitas as suas leituras dos caminhos das canções originais, sendo por isso esta antologia uma coleção não apenas de pontos de partida, mas também um momento para refletir sobre a carga autoral que presidiu às transformações. Escute-se o fabuloso Wild is The Wind, de Johnny Mathis, e compare-se com a brilhante versão que em 1976 Bowie levou a Station to Station para definir uma entre as muitas rotas de metamorfose que fizeram de tão variada matéria prima parte do corpo de uma só obra. Jacques Brel, Television, Lotte Lenya, os Roxy Music, Martha & The Vandellas, Eddie Floyd, os Kinks, Walker Brothers ou Velvet Underground são aqui episódios de uma história que qualquer admirador de Bowie deveria conhecer.