domingo, julho 20, 2014

Monty Python, em direto num grande ecrã


É hoje que se despedem. E é hoje que, em direto, os podemos ver em 25 salas de cinema entre Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Rio Tinto, Viseu, Torres Vedras, Odivelas, Oeiras, Almada, Montijo e Tavira. O último espetáculo da residência que os Monty Python realizaram ao longo dos últimos dias na O2 Arena, em Londres, representa sem dúvida um dos episódios maiores da história dos palcos em 2014.

Nuno Sousa, diretor de operações da UCI Portugal (que se associa a esta transmissão), fala aqui sobre esta aposta na sua programação e enquadra-a num conjunto de transmissões que ali vão continuar a acontecer.

A transmissão do espetáculo dos Monty Python prevê algum extra?
De momento está apenas planeado a transmissão live do evento concentrando todas as atenções nas surpresas que os Monty Python reservaram para a noite que será a última apresentação deste espetáculo. Ainda assim, aproveitando a oportunidade a UCI estreou esta semana, em exclusivo, o novo filme do Terry Guilliam, The Zero Theorem

Tem havido outro tipo de transmissões para os ecrãs das salas de cinema. Como tem evoluído a adesão do público a este tipo de eventos que não correspondem a sessões “tradicionais” de cinema?
A UCI tem projetado com muito sucesso os espetáculos do Ballet Bolshoi, do Teatro Alla Scalla de Milão e da Royal Opera House. Estamos a falar de médias de 200 espectadores por sessão, o que é francamente bom e coloca Lisboa com uma das melhores médias de espectadores na Europa neste tipo de transmissões em salas de cinema. As novas temporadas, 2014 - 2015 de todos eles estão já asseguradas, muitos dos espetáculos com transmissão em direto. E estamos neste momento a negociar direitos de outros espetáculos que estejam disponíveis. Conseguir estar em direto com eventos únicos como este dos Monty Python é algo que queremos continuar a fazer! 

Este tipo de programas – como o dos Monty Python – enquadram-se naturalmente no que é a estratégia de exibição das vossas salas ou representa, como as sessões de bailado e ópera, uma agenda alternativa pontual? 
É estratégia da UCI proporcionar ao espectadores conteúdos alternativos ao cinema, nunca esquecendo um programação cinematográfica de qualidade, e aproveitando as nossas capacidades de projeção digital. E não apenas Temporadas Clássicas, como já fazemos, mas também concertos, eventos desportivos, apresentações únicas a que o espectador português não teria fisicamente acesso.


Um teaser do que nos espera mais logo, a partir das 19.00 nas salas que vão assegurar a transmissão em direto para Portugal deste derradeiro espetáculo dos Monty Python.