sábado, junho 28, 2014

Bobby Womack (1944-2014)


Muito certamente lembram aquela sequência na abertura de Jackie Brown, de Quentin Tarantino, com Pam Grier de mão na sua pequena mala, deslizando sobre uma passadeira, ao som de Across 110th Street... As imagens servem aqui para localizar o som num episódio mais recente da história de uma canção que, na verdade, surgiu para um outro filme. Corria então o ano de 1972 e Bobby Womack e J.J. Johnson eram convidados para assinar a banda sonora de um filme de Barry Shear, realizador então associado ao universo blaxploitation. Com o título Across 110th Street, o filme deixou-nos sobretudo uma das mais marcantes das canções de Womack, músico que morreu hoje, aos 70 anos. Sofria de um cancro e alzheimer, não tendo ainda sido oficialmente divulgadas as causas da morte.

Nome importante no panorama da história do rhythm’n’blues e de várias periferias da soul com uma carreira que remonta a meados dos anos 50 (quando integrava os Valentinos, banda familiar e que chegou a contar com Sam Cooke como guitarrista), Bobby Womack cedo foi reconhecido como um grande escritor de canções. Tanto que, em 1964, a ele coube a autoria de It’s All Over Now, aquele que foi então o primeiro single dos Rolling Stones a atingir o número 1 no Reino Unido.

Com os momentos maiores da sua carreira vividos entre as décadas de 60 e 70, Bobby Womack conheceu alguns dos seus episódios de maior visibilidade nos anos 80 e 90 em colaborações com nomes como os de Mica Paris, Lulu ou os Patti LaBelle. Já depois do milénio Damon Albarn desaviou-o a colaborar com os Gorillaz. Os bons resultados desse encontro poderão ter motivado o reativar da sua atividade criativa, apresentando em 2012 o álbum The Bravest Man In The Universe, na verdade o seu primeiro disco de originais inéditos desde 1994 e que contou com Albarn na equipa de produção e juntou colaborações de Lana del Rey e Gil Scott Heron, entre outros. O disco surgiu então em várias listas dos melhores do ano.



Imagens de um teledisco (sim, a imagem não é uma fotografia) que acompanhou Please Forgive My Heart, single extraído do álbum que Bobby Womack editou em 2012.

Vale a pena visitar aqui o arquivo da BBC dedicado a Bobby Womack.