quarta-feira, maio 14, 2014

H. R. Giger (1940 - 2014)

Pintor, escultor e designer com uma forte ligação ao mundo do cinema, o suíço H. R. Giger faleceu no dia 12 de Maio, em Zurique, na sequência de uma queda — contava 74 anos.
Hans Rudolf Giger foi um artista multifacetado, tocado pelo surrealismo, explorando as tensões de um mundo em que a figura humana se aproxima, por vezes se funde, com elementos do monstruoso e do disforme, ou melhor, do que já não tem forma humana. Em qualquer caso, a sua popularidade deve-se quase por inteiro à concepção visual do monstro e do seu habitat na tetralogia de "Alien", iniciada em 1979 com Alien - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott — este filme valeu-lhe, aliás, um Oscar na categoria de melhor efeitos visuais.
O seu trabalho marcou também a figuração de filmes como Espécie Mortal (Roger Donaldson, 1995) e Prometheus (Ridley Scott, 2012), tendo desenhado uma nova versão do Batmobile, para Batman para Sempre (Joel Schumacher, 1995), que acabou por não ser utilizada. Na área musical, concebeu diversas capas ou outros elementos gráficos de álbuns como Brain Salad Surgery (Emerson, Lake & Palmer, 1973) e Koo Koo (Debbie Harry, 1981). O seu património criativo, a par de obras de Salvador Dalí e outros surrealistas, está exposto no museu que ele próprio fundou, em 1998, em Gruyères, na Suíça.


Trailer original de Alien (1979)

DEBBIE HARRY
Koo Koo (1981)
>>> Obituário no New York Times.