Apesar do lixo que domina o cenário atual, da quantidade de clones e sucedâneos e da multidão de canções sem personalidade maior que habitaram muitos momentos da história do certame, o Festival da Eurovisão acolheu mesmo assim alguns momentos de real ousadia. Um deles chegou da Bélgica, em 1982.
O país que poucos anos antes tinha “chocado” o establishment eurovisivo (sempre conservador) ao levar o trio de pop electrónica Telex ao som de Eurovision, elevou mais ainda a fasquia do desafio quando, em 1983, se fez representar pelo grupo Pas de Deux, com uma canção que cruzava baterias sintetizadas, vocalização angulosa e algo “desconfortável” e uma orquestra a sublinhar o corpo de percussões que dominava a canção. Com o título Rendez Vous, é uma das entradas mais alienígenas da história do concurso. Acabou a noite de votos em 18º lugar, com 13 pontos (1 deles atribuído por Portugal).
O grupo teve breve carreira depois da participação no Festival da Eurovisão, tendo editado mais dois singles e o álbum Des Tailles, ainda em 1983.
Podem ver aqui imagens da atuação no festival em 1983.
Podem ver aqui imagens da atuação no festival em 1983.