terça-feira, abril 01, 2014

Frankie Knuckles (1955-2014)


Morreu ontem, aos 59 anos, um dos pioneiros da música house. Natural de Nova Iorque, onde descobriu primeiras sonoridades e começou mesmo a trabalhar como DJ (ainda em finais dos anos 70), rodando discos de R&B, soul e disco ao lado do mítico Larry Levan nos banhos Continental, Frankie Knuckles mudou-se para Chicago em 1977 e foi dos primeiros a atuar no Warehouse. Foi um dos DJs residentes deste clube até que, em 1983, abriu o seu próprio espaço, ao qual chamou The Power Plant. É já nos anos 80 que começa a criar as suas próprias músicas, tendo a dada altura comprado uma das suas primeiras caixas de ritmo de Derrick May (um dos pioneiros do techno), que viajava regularmente de Detroit a Chicago.
Quando, em meados dos anos 80, o som house que ia nascendo em Chicago começa a ganhar forma visibilidade, Frankie Knuckles inicia uma carreira discográfica que com os anos somou (naturalmente) mais lançamentos em formato de máxi-single que na forma de álbum. Sendo que, todavia, devemos ter o álbum Beyond The Mix, de 1991, como um dos seus discos de referência.


Podem recordar aqui The Whistle Song, um dos maiores êxitos em disco da obra em nome próprio de Frankie Knuckles. Lançado em 1991, o single integra de resto o alinhamento do álbum Beyond The Mix.