quarta-feira, abril 23, 2014

A FIFA não fala português

Sabemos como, hoje em dia, o imaginário futebolístico se cruza com as manifestações mais rasteiras de nacionalismo — tem-se visto com muitos discursos mais ou menos histérico-televisivos em torno da selecção portuguesa de futebol. Aconselha-se, por isso, alguma prudência na reflexão sobre a coabitação entre futebol e identidades nacionais.
Dito isto, importa olhar para este video e perguntar: que acontece quando Ricky Martin interpreta um tema oficial do Campeonato do Mundo do Brasil (12 Junho/13 Julho)?


Como é possível que se lance uma canção que se quer emblemática do evento mais importante do mundo do futebol, realizado num país de língua portuguesa, reduzindo essa canção a uma lengalenga inglesa e espanhola? A FIFA não só não fala português como, pelo que se vê (e ouve!), alimenta uma visão meramente instrumental das culturas nacionais.
Não é verdade que há todo um discurso promocional que insiste em proclamar que um evento deste género se faz também da exaltação dos valores mais genuínos da cultura local? Qual a consistência de tal declaração quando se apresenta esta absoluta mediocridade que, garantem as notícias, foi registada durante três dias "nas praias do Rio de Janeiro"? É isto uma homenagem à riqueza da cultura musical brasileira? Ou apenas um testemunho da mais triste arbitrariedade cultural?