quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Óscares 2014: as escolhas na escrita (N.G.)

Em contagem decrescente para a noite de entrega dos Óscares vamos lançando olhares e ideias sobre os nomeados. Hoje apresento escolhas pessoais nos campos da escrita.

As categorias de escrita são fundamentais para distinguir peças determinantes na construção de um filme. E entre os títulos que este ano surgem entre os nomeados nota-se (e parece ser mesmo uma tendência deste ano) a presença evidente de narrativas inspiradas em factos e personagens reais.

Entre os candidatos a Melhor Argumento Adaptado conta-se o trabalho de John Ridley sobre o livro de memórias de Solomon Northup, um negro norte-americano nascido livre que é raptado em 1841 e vendido a donos de plantações no Sul, onde trabalha como escravo durante 12 anos, que Steve McQueen filmou em 12 Anos Escravo.

Na categoria de Melhor Argumento Original destaca-se o belíssimo olhar sobre a solidão que Spike Jonze apresenta em Her – Uma História de Amor, onde nos fala de como a presença de um computador com inteligência artificial gera num homem recentemente separado a ilusão de um amor.

Melhor Argumento Adaptado – John Ridley em 12 Anos Escravo
Melhor Argumento Original – Spike Jonze em Her – Uma História de Amor