segunda-feira, janeiro 06, 2014

Pet Shop Boys:
Flamboyant (2004)


A relação dos Pet Shop Boys com o Japão é antiga, e a primeira digressão que o grupo protagonizou (e que aconteceu apenas em 1989, cinco anos depois de editado o seu primeiro single), teve no país uma das suas muito raras paragens. Lançada em 2003 como um dos dois inéditos do alinhamento da antologia PopArt, Flamboyant não só é um belíssimo exemplo de relação do grupo com os terrenos electro pop, como expressou depois, através do teledisco criado por Nico Beyer, uma celebração da cultura japonesa (ver em baixo).

Flamboyant teve edição no suporte de CD, surgindo dois lançamentos distintos, um deles todo ele feito de remisturas do tema (uma delas pelos Scissor Sisters, outra por DJ Hell), havendo um outro CD single mais “convencional” contando com a menos pungente I didn't get where I am today como lado B onde, todavia, surge a presença das guitarras do ex-Smiths Johnny Marr, com quem Neil Tennant e Chris Lowe tinham trabalhado no projeto Electronic e colaborado em vários temas do álbum Release, de 2002.

A capa do single apresenta os nomes da canção e do grupo, no que equivaleria a: “Furamboyanto Petto Shoppu Boizu”.



O teledisco de Flamboyant cruza imagens de uma narrativa com outras, onde os Pet Shop Boys são protagonistas. Por ambas temos a presença da televisão japonesa como referência pástica e contexto. A narrativa acompanha a história de um concorrente de um programa de habilidades, incluindo a apresentação da 'performance' que resolve levar ao pequeno ecrã. Os Pet Shop Boys surgem frequentemente em breves intervalos desta narrativa, como figuras de destaque em spots publicitários pensados ao jeito daqueles que caracterizam a TV japonesa.