sexta-feira, agosto 02, 2013

Álbuns para ouvir em dias quentes (1)

Discos para ouvir em tempo de Verão... Este texto integra a série 'Para ouvir na praia', que por estes dias tem sido publicada no DN.
Quando se juntam as palavras praia e música há um nome que imediatamente ganha forma: Beach Boys. Surgidos em inícios dos anos 60, ganharam visibilidade com hinos que celebraram a Califórnia através de imagens de praia, do mar e do surf... Na verdade, quando tudo começou, apenas um dos elementos do grupo era praticante de surf. Dennis, um dos três irmãos Wilson que, juntamente com o primo Mike Love e o amigo Al Jardine faziam nascer os Beach Boys, tornou-se inclusivamente no sex symbol da banda. Relativamente “escondido” por detrás da bateria, só depois de 1968 foi chamado a colaborar na escrita das canções do grupo, apresentando em 1977 um álbum a solo que hoje reconhecemos como um dos melhores momentos da discografia do universo de músicos ligados aos Beach Boys.

Só devidamente reconhecido mais tarde (a morte acidental levou-o em 1983), Pacific Ocean Blue é um álbum pop/rock de travo clássico, pontualmente caracterizado pela presença das harmonias vocais que os Beach Boys imortalizaram, mas dominado por uma melancolia (também nada estranha à escrita do irmão Brian Wilson) que contudo não calava um espírito que acreditava que chegariam dias melhores dias, que não imaginava nunca passados longe do mar.

Reeditado em 2008 com canções de Bambu, um segundo álbum que não chegou a terminar, este é um disco que junta algo de familiar ao prazer da descoberta.