quarta-feira, julho 31, 2013

Eileen Brennan (1932 - 2013)

Actriz americana de enorme versatilidade, oscilando do dramatismo mais intenso à pura comédia, Eileen Brennan faleceu em sua casa, a 28 de Julho, vitimada por cancro na bexiga — contava 80 anos.
Começou por se distinguir no género musical, na Broadway, tendo participado, por exemplo, na primeira produção de Hello, Dolly!, em 1964. Iniciou uma longa carreira televisiva e cinematográfica (mais de uma centena de títulos) em meados dos anos 60. O seu primeiro filme importante, A Última Sessão/The Last Picture Show (1971), de Peter Bogdanovich, proporcionou-lhe também uma das suas melhores interpretações [foto]. Entre os títulos mais conhecidos em que participou incluem-se A Golpada (1973), de George Roy Hill, Loucuras de uma Recruta (1980), de Howard Zieff — que lhe valeu uma nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária —, e Texasville (1990), de novo sob a direcção de Bogdanovich, retomando as personagens do filme anterior.

>>> Eileen Brennan numa cena de 6 Mulheres para um Detective (1978), paródia a Casablanca, dirigida por Robert Moore, com argumento de Neil Simon.


>>> Obituário no New York Times.