domingo, julho 21, 2013

Cinema inédito na televisão

Quando os grandes filmes não chegam às salas, onde estão? Por vezes, passam de forma mais ou menos "distraída" nos canais de televisão... Esta crónica de televisão foi publicada no Diário de Notícias (19 Julho), com o título 'Que filmes de Verão?'.

1. É um facto que, entre os títulos que vão chegando às salas escuras, os chamados “blockbusters” de Verão gozam de privilégios informativos que, por regra, não são concedidos a qualquer outro tipo de filmes. Mesmo sem discutirmos a parcialidade de tal informação face à diversidade da oferta, o certo é que a sua existência nem sequer se reflecte nas opções de programação dos canais generalistas. Repare-se: será que há uma temporada de Verão que reponha o cinema no lugar nobre que lhe pertence? Entre telenovelas, música pimba pelo país fora e a avalancha de horrores da “reality TV”, confesso que não dei por nada...

2. O mercado cinematográfico, convém não esquecer, também anda à deriva. Que é como quem diz: para além de muitos factores conjunturais, de natureza sociocultural, a baixa de frequência das salas não pode ser separada dos impasses de um sistema de distribuição/exibição que revela dificuldades em, pelo menos, conhecer e reconhecer a diversidade dos seus públicos (também aqui o plural é obrigatório: “o” público não existe; existem, isso sim, grupos distintos com diferentes tendências de consumo). Exemplo gritante de tais desequilíbrios é a passagem discreta, banalmente veraneante, de um filme tão espantoso como O Assassino em Mim (TV Cine). Estamos perante uma revelação absoluta, já que esta produção de 2010, estranhamente, nunca estreou nas salas. Baseado no romance de culto de Jim Thompson, trata-se de uma espantosa reinvenção dos códigos clássicos do “filme negro”, tendo como centro dramático a personagem extremamente violenta de um jovem xerife de uma pequena cidade americana. Estaremos, então, perante um objecto esotérico para cinéfilos eremitas?... Enfim, este é um filme de Michael Winterbottom (o realizador de Um Coração Poderoso, com Angelina Jolie), protagonizado por Casey Affleck, Jessica Alba e Kate Hudson. Se estes nomes não fazem um acontecimento, então importa perguntar onde e como o mercado detecta os seus próprios acontecimentos.