B.E.F.
Music of Quality and Distinction 3 – Dark
Wall of Sound
3 / 5
A primeira grande cisão na história da pop eletrónica britânica surgiu na alvorada dos anos 80 quando, depois de editados dois álbuns, os Human League (importantes pioneiros do género) geravam duas bandas separadas. Por um lado, e mantendo o nome, um coletivo liderado pelo vocalista Phil Oakey partia rumo a Dare! e a um inesperado patamar de grande popularidade à escala global. Por outro, Martyn Ware e Ian Craig Marsh fundavam os Heaven 17 (juntamente com o vocalista Glenn Gregory) e uma equipa de produção que se apresentava então sob a designação B.E.F. (ou seja, British Electric Foundation). Em tempo de entrada em cena dos primeiros Walkman, a estreia do coletivo B.F.F. Faz.se em 1981 com a cassete Music For Stowaways e a respetiva versão em vinil (embora com alinhamento diferente) que surgia sob o título Music For Listening To. É contudo com o primeiro volume da série Music of Quality and Distinction, que editam em 1982, que a parceria conhece a merecida visibilidade. Conduzida por um trabalho protagonizado por eletrónicas e contando com versões de canções como Anyone Who Had a Heart por Sandie Shaw ou These Boots Are Made Fot Walkin, por Gary Glitter, o primeiro volume desta série da B.E.F. Conheceu contudo numa leitura de Ball of Confusion, dos Temptations, por Tina Turner, o seu episódio mais importante e consequente. Poucos meses depois, e sob produção de, Ware, o novo single da cantora, Let's Stay Together, abria portas a uma nova etapa da sua carreira, que teria em Private Dancer um disco de referência. Concentrando esforços nos Heaven 17 ao longo dos oitentas, os músicos por detrás do coletivo B.E.F. Só apresentaram novo volume da série Music Of Quality and Destinction em 1991, contando então com nova mão-cheia de versões em vozes como as de Green Gartside (dos Scritti Politti), Billy McKenzie (dos Associates) ou, novamente, Tina Turner. Desta vez o intervalo entre o volume 2 e 3 da série foi ainda mais longo. E agora, 22 anos depois, eis que surge a terceira parte desta aventura encetada em 1981, contudo já sem contar com a presença de Ian Craig Marsh, que deixou o coletivo B.E.F. E os Heaven 17 em 2007. O novo disco segue a lógica dos anteriores (ou seja, parte de clássicos e aborda-os com artilharia eletrónica), mas acrescenta uma lógica transversal à forma como são trabalhadas as versões: uma certa tensão assombrada que, de resto, justificando assim o subtitulo Dark com que se apresenta este volume. Talvez sem a carga de surpresa do volume de estreia, mas com um conjunto de canções, intérpretes e versões mais vitaminado que o que lembramos do segundo, este terceiro Music of Quality and Distintion recupera repetentes como Green Garstide ou Sandie Shaw, mas brilha sobretudo nas leituras de God Only Knows (dos Beach Boys) por Shingai Shoniwa, I Wanna Be Your Dog (Stooges) por Boy George, Party Fears Two d(Associates) por Glenn Gregory ou um fabuloso The Day Before You Came (Abba) por Maxim. Pode não ser uma pérola maior ou uma fonte de revolução na história da pop eletrónica. Mas é uma bela coleção de versões.