GEORGE GROSZ Suicídio 1916 |
* Que se passa na cabeça das pessoas que se dedicam a essa nobre tarefa que é fazer o marketing dos mais variados produtos (filmes, shampoos, refrigerantes, etc.)?
* Não quero favorecer generalizações simplistas. A sério: não quero mesmo. Assim como me indigno perante os discursos demagógicos que referem "a" crítica como se fosse um rebanho (esquecendo "os" críticos), assim também não quero reduzir a nobreza de qualquer profissão a uma visão de generalismos simplistas.
* Seja como for, há casos que ultrapassam as mais rudimentares regras de bom senso. Repare-se neste exemplo (sem querer estar a fulanizar a questão, nem a melindrar os responsáveis da marca em questão, omito qualquer referência explícita). Chegou ao mail do SOUND + VISION uma mensagem em que, propondo uma parceria com uma marca de automóveis, se escreve, entre outras coisas, o seguinte:
>>> Escrevo-te do gabinete de comunicação da [...marca...]. Vamos avançar na próx. semana um passatempo através do facebook e de um micro-site que criámos para o efeito onde iremos oferecer a possibilidade de um vencedor andar com um [... modelo de automóvel...] durante 2 meses.
O vídeo que te passo é confidencial até amanhã, mas dá para perceber o que estamos a organizar: [...YouTube...]
Estamos a pedir a ajuda de bloggers para nos ajudarem na divulgação deste passatempo fazendo também a sua causa. Pode ser um post sobre um manifesto que queiram, de acordo com a sua área, para serem um exemplo para os seguidores [...marca...]. O que temos para oferecer?
Divulgaríamos a tua página com tag na pag. facebook da [...marca...] que conta já com mais de [...número...] seguidores e por outro lado temos disponível um [...automóvel...] para poderes experimentar durante uns dias. Uma permuta onde tentamos fazer com que todos fiquemos a ganhar.
* Que passa pela cabeça de quem aprova, escreve e divulga este tipo de desastres comunicacionais?
* Já nem comento o facto de se dizer que um video que está no YouTube é "confidencial até amanhã"... Como??? Vivem no tempo do YouTube e pensam (?) como se estivessem fechados na sua casa medieval?...
* E também não vale a pena perder tempo com esse "companheirismo" pré-adolescente que faz com que os esforçados promotores de marcas sérias, com um digno e impressionante historial, achem por bem tratar qualquer dos seus contactos por "tu" (para mais em mails generalistas, obviamente enviados para uma avalancha de endereços cujas especificidades ignoram).
* O mais extraordinário é a ideia peregrina segundo a qual um blog, por acaso de música & cinema (mas para eles tanto faz...), poderá estar empenhado em assumir como "sua causa" a promoção de um modelo de automóvel! Mais do que isso: escrevendo um "manifesto" que seja um "exemplo para os seguidores".
* Isto tem um nome: DESUMANIZAÇÃO.
* Não por qualquer preconceito contra as actividades publicitárias (já agora, muitos posts deste blog são eloquentes do nosso interesse pela energia criativa de tais actividades). Antes porque se assiste a uma perversa deslocação ideológica: o discurso promocional deixa de ser uma emanação das marcas, e respectivos agentes, para passar a ser concebido como uma hipótese de "intervenção" pública de que o próprio cidadão (bloguista ou não) faz doação às entidades que estão a vender determinado produto.
* É certo que podíamos ter um automóvel "para poderes experimentar"... Mas o que estas mentes não conseguem compreender é que nem mesmo a oferta do automóvel inteiro resolvia o problema. Tristemente, como se escreve no final, há mesmo quem pense que podemos ficar todos a ganhar...