quarta-feira, maio 01, 2013

Timishort 2013: os vencedores

Esta é uma versão editada de uma noticia publicada na edição online do DN a 30 de abril sobre os premiados do quinto festival Timishort, que decorreu nos últimos dias na Roménia.

O filme Pude Ver Un Puma, do jovem realizador argentino Eduardo Williams, foi o grande vencedor da quinta edição do Timishort Film Festival, festival de curtas-metragens que decorreu durante o último fim de semana na cidade romena de Timisoara. Retrato de deambulações em cenário desolado (o filme foi rodado na Argentina entre as ruínas de um complexo turístico de luxo dos anos 80), Pude Ver Un Puma integrou a programação do passado do Festival de Cannes e foi em 2012 votado como a Melhor Curta Metragem no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires.

O júri da competição internacional destacou ainda com uma menção especial o filme Ce Que Mon Amour Doit Voir, de François Bonenfant, co-produção luso-francesa rodada em Lisboa e com direção de fotografia de Rui Poças e som de Vasco Pimentel. O prémio do público foi para Animal Day, do finlandês Tommi Seitajoki.

Da produção romena, o juri nacional destacou o documentário Dupa Fel si Chip (As You Like It), de Paula Onet, que venceu também o prémio do público. O júri nacional atribuiu ainda menções o documentário a Vocile Marii de Stefan Munteanu e a Tabara din Razoare, de Cristi Iftime.

Na secção Videorama, dedicada a curtas experimentais, venceu Miss Candance Hillgloss' Flickering Halo, da dupla italiana Fabio Scacchioli, Vincenzo Core. Nesta secção o juri atribuiu ainda menções a Achill, de Gudrun Krebitz e a Tape Generators, de Johan Rijpma. O prémio do público na secção Videorama foi entregue a I Find U Freeky (um teledisco), coassinado por Roger Ballen e Ninja.


Ao longo dos próximos dias apresentaremos aqui notas sobre alguns dos filmes que passaram nesta edição do Timishort Film Festival.